constelacao-familiar(1)

Constelação Familiar

Constelação Familiar

De forma voluntária ou involuntária todos nós pertencemos a grupos e ecossistemas, sejam eles formados por nossas relações profissionais, familiares, dentre outros e estamos conectados a esses grupos, principalmente aos familiares, querendo ou não fazemos parte de uma família, e por vezes vemos gerações dessa família repetindo padrões e comportamentos. A Constelação Familiar ou Sistema dá visibilidade a essas diversas consciências das quais somos formados.

Mesmo que não percebamos nossos traços familiares, em nossos sistemas geracionais somos tomados pela aparência de nossos familiares, adquirimos seus dons e por vezes também suas manias; repetem-se situações de perdas, sofrimentos, dificuldades nos relacionamentos, doenças e outras situações as quais não percebemos que estão envolvidos aspectos diretamente ligados à consciência familiar atuando e não a consciência individual. Agimos de acordo com essa “herança” familiar, essa consciência ligada à nossa família.  Ao trazer para a consciência essa percepção e entendimento nos damos a oportunidade de harmonizar as leis que atuam sobre seu sistema familiar: Pertencimento, Ordem, Dar e Receber.

Observar, valorizar e reconhecer essa consciência familiar traz o poder de explorar comportamentos inconscientes que te direcionam, você poderá encontrar o caminho para a cura de diversos sintomas, padrões negativos e até mesmo doenças. Além de encontrar explicações que a muito tempo vem buscando para fatos e situações que acontecem ao longo da sua vida.  É trilhar uma jornada de volta a vida e reconexão por meio do amor que cura e não a vivência de um “amor” que adoece.

Entre os inúmeros benefícios da constelação familiar ou sistêmica, estão o salto de conhecimento individual para a descoberta e um aprendizado que permeia os sistemas que estamos inseridos e sua interconexão, a liberdade para viver uma vida com mais felicidade interior, leveza e sucesso. Além da percepção da energia que atua sobre os membros do seu sistema e em seus comportamentos, assim você é capaz de perceber dinâmicas ocultas e os possíveis caminhos para solução.

pertencimento

PERTENCIMENTO

Somos seres sociais e nosso desejo e necessidade de pertencimento é inato, queiramos ou não sentimos o desejo de pertencer a um grupo.O pertencimento no processo das constelações familiares, é um dos princípios que regem nossos sistemas familiares e de todos os grupos dos quais fazemos parte.

Assim como a gravidade é uma lei universal, existem três princípios que são como leis universais ou leis ocultas que permeiam nossas relações.O nosso desejo ávido de pertencer a grupos muitas vezes nos levam a comportamentos direcionados de forma inconsciente que chegam a ser bizarros e fogem à lógica consciente.

Hierarquia ou ordem

HIERARQUIA OU ORDEM

Estar fora do seu lugar inconscientemente dentro de um sistema familiar leva a muita dor emocional, situações e condições que não são percebidas de forma consciente, e no processo das constelações familiares conseguimos identificar onde a hierarquia está sendo violada para que o equilíbrio possa voltar ao sistema, e o indivíduo se beneficia tirando o peso do mundo nas costas bem como a sensação de alívio e leveza de poder estar no lugar correto.

constelações em familiares e individuais

CONSTELAÇÕES EM FAMILIARES E INDIVIDUAIS

Durante as sessões individuais, o terapeuta ou coach tem a possibilidade de assumir o papel de todos os representantes ou de confiar essa tarefa ao cliente. Há também a utilização de bonecos (âncoras espaciais) nos quais se representam os membros da família. Pede-se ao cliente que imagine que se trata de pessoas reais e não bonecos. O cliente forma a constelação normalmente.

Ele permanece em seguida ao lado de cada boneco e faz somente o trabalho dos representantes. Se ele quiser compartilhar sua experiência, ele deixa o espaço da constelação e senta-se afastado dela. Ali, integra-se o que acabou de se passar. Esse método é muito eficaz.

constelações em grupos

CONSTELAÇÕES EM GRUPOS

Em um primeiro momento, o coach ou terapeuta esclarece o problema ou a questão do cliente ou pede apenas para o mesmo pensar no que incomoda. São então escolhidos representantes entre os membros do grupo: a constelação é montada e se desenrola progressivamente até a sua solução, ou até o momento em que fica evidente que sua solução é impossível – que é, de certo modo, uma solução à parte. Podemos introduzir um ritual de encerramento de sessão, assim como conselhos sobre a maneira de integrar aquilo que a constelação revela.

Benfícios e Indicações

Os benefícios proporcionados por essa terapia são muitos, entre eles:

Benefícios

Indicações

Como Funcionam as sessões

Quantidade de sessões:

A constelação familiar sistêmica, produz um efeito logo na primeira sessão e abrirá inúmeros insights ao cliente. Não é necessário um retorno do cliente, que poderá fazer outra sessão quando quiser abordar outro assunto ou tema, no prazo que ele mesmo determina.

Duração das sessões – Em média 1h30 (uma hora e trinta minutos)

 

Quer saber mais sobre o Constelação Familiar ?

Saiba como nossa equipe pode auxilia-lo(a), conte com profissionais experientes